Projeto CADE - Construindo Através da Educação

Este, que é o primeiro Serviço Assistencial  implantado pela Associação Batista da Penha, já atendeu mais de 4 mil crianças e adolescentes em seus 17 anos de existência. Atualmente, são 120 crianças e adolescentes matriculados nas atividades de contraturno escolar, com atividades socioeducativas e alimentação de qualidade.

Caracterização do serviço

Desenvolvimento de atividades com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e onze meses, tendo por foco a constituição de espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Atende com prioridade crianças e adolescentes com deficiência, retiradas do trabalho infantil e/ou submetidas a outras violações de direitos, com atividades que contribuam para ressignificar vivências de isolamento, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e prevenção de situações de risco social.

Biblioteca 2_edited.png
CONVIVER promover vivências harmoniosas

Proposta socioeducativa

Para o exercício do fazer pedagógico, são priorizados quatro pilares fundamentais para a harmonia dos aspectos ligados a questões individuais (sentimentos, emoções, características pessoais), e de grupos (cidadania, ética, bem estar em sociedade). São eles:

IMG-20191111-WA0075.jpg
54522141_2096701203777624_3330090076771188736_n.jpg
WhatsApp Image 2020-12-19 at 12.29.16.jpg
IMG-20191111-WA0076-removebg-preview_edited.png

identificação e diferenciação de emoções e sentimentos, auxiliando na tradução de desejos, construção de objetivos, metas e sonhos pessoais.

SER

destacará as habilidades individuais e exercitará o fazer artístico, possibilitando que questões antes apenas analisadas subjetivamente, possam tomar forma utilizando as diferentes ferramentas e linguagens.

FAZER

formas de aprender, produzir e divulgar conhecimento acerca de diferentes assuntos de interesse grupal.

CONHECER

formas de aprender, produzir e divulgar conhecimento acerca de diferentes assuntos de interesse grupal.

CONVIVER

Cada ano é eleito um tema central e subtemas a serem trabalhados durante os meses. Ex. "Construir" foi o tema central de 2020/21, a trabalhar em subtemas como identidade, família, comunidade, esporte, cultura e arte.

Apesar de não haver dificuldades relacionadas a vinculação dos jovens junto ao Projeto, entendendo que a ABAPE já teve participação no início da formação através das atividades socioeducativas e do esporte, esbarramos na necessidade de geração de renda, que normalmente afasta o jovem de uma formação ou mesmo das atividades esportivas da organização. Pensando nisso, a ABAPE se inspirou em outras organizações ligadas ao Projeto Transforma CENTAURO e está engajando os jovens para a venda de produtos (atualmente fornecidos pelas lojas da centauro e receita federal), destinando parte do valor arrecadado em forma de doação para os jovens.

Sendo assim, o Projeto FORMAR tem a intenção de promover formação profissional e capacitação associada a uma vivência dentro da organização, o que reforça não só o aprendizado profissional mas também comunitário, onde cada participante é também responsável por mudanças sociais, sejam associadas a ações organizacionais ou individuais.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Com o visível aumento no número de jovens envolvidos em situações de violência, drogadição, tráfico de drogas, gravidez na adolescencia, além de outras situações de risco (contexto agravado pela pandemia), e por não haver no território de nossas comunidades serviços que atendam as demandas do público jovem (Dos 14 aos 18 anos), tornou-se necessário a atuação da ABAPE com novo Projeto.

Apesar de oferecer recursos importantes que privilegiam a faixa etária citada, como as atividades de taekwondo, karatê e música (além de alguns cursos específicos feitos em parceria), percebe-se que as situações de risco, em sua grande maioria, estão ligadas a uma defasagem escolar importante, busca por renda seja para sobrevivência ou por uma ideia equivocada de consumo, uma dificuldade de amparo familiar e de serviços.

Sendo assim, o Projeto FORMAR tem a intenção de promover formação profissional e capacitação associada a uma vivência dentro da organização, o que reforça não só o aprendizado profissional mas também comunitário, onde cada participante é também responsável por mudanças sociais, sejam associadas a ações organizacionais ou individuais.

FORMAÇÃO PARA A VIDA

A ABAPE também promove, em parceria com o Centro Paula Souza e Fundação Paulistana, cursos rápidos de cunho profissionalizante, que são desenvolvidos gratuitamente em seu espaço. Os cursos são oferecidos a jovens, adultos e idosos da região, e é mais uma importante estratégia para a formação profissional e geração de renda.

Os cursos oferecidos até o momento, foram:

Montagem e Manutenção de Bikes e veículos sustentáveis

Elétrica predial de baixa intensidade

Informática básica

Azulejista

Arte Grafitte